Construindo sem preocupações

Técnico em segurança do Seconci Blumenau dá algumas dicas para
contratar e executar obras de forma segura

A construção ou reforma de um imóvel, seja residencial ou comercial, é um sonho para muitas pessoas. Mas, tudo isso pode se tornar um pesadelo se os profissionais envolvidos nesse processo não cumprirem o que foi acordado ou ainda, prestarem um serviço de má qualidade. Por isso, alguns cuidados são necessários na hora de contratar a mão de obra, como optar por empresa registrada (construtora ou empreiteira) e exigir o uso de equipamentos de segurança, explica o técnico em Segurança e Saúde do Trabalho do Seconci Blumenau, André Ricardo de Mello. “Além de detalhes burocráticos, é importante cobrar o uso dos EPI’s (equipamento de proteção individual) e existir no local da obra os EPC's (equipamento de proteção coletiva). Quando usar andaimes, solicite o projeto e montagem de uma equipe especializada”, comenta. Confira algumas dicas:

- Opte por profissionais com empresa registrada: o primeiro passo é buscar referências sobre a empresa que se deseja contratar e a equipe que a compõe. Busque informações no mercado e com profissionais da área e não deixe de visitar obras já realizadas pela empresa candidata a ser contratada. Faça contrato de prestação de serviços e peça sempre notas fiscais sobre os serviços realizados. Essas medidas, dentre outras, aumentam a segurança do seu investimento.

- Acompanhe o desenvolvimento da obra: procure conhecer os processos da obra, como cada etapa é feita, questione o mestre de obras e sua equipe. Dessa forma, os envolvidos com a reforma ou construção saberão que você está interessado pelo serviço como um todo e preza pela qualidade, assim como, pela segurança da obra e dos profissionais que nela trabalham e não apenas pelo resultado final.

- Exija o uso dos equipamentos individuais de segurança e registro de entrega: independente do tamanho, as obras trazem riscos aos trabalhadores. Em casos de acidentes, não é só a empresa contratada que pode responder pelo ocorrido. Os donos da obra também podem ser responsabilizados. Assim, para evitar os possíveis acidentes, exija sempre o uso dos equipamentos de proteção adequados, como capacetes, sapatão, cordas de segurança, entre outros, seguindo as normas de segurança.