Segurança nas Alturas é tema de curso apoiado por entidades ligadas à construção civil

Sinduscon e Seconci Blumenau abraçam projeto do CPR

Um grupo de profissionais da construção civil, das mais variadas atuações, reuniu-se durante dois dias em Blumenau para debater a segurança no trabalho em altura. Assunto que parece esgotado por tantas vezes estar em pauta, mas que pelo contrário, é atual e vital para a continuidade de qualquer ação ligada à construção. Tanto que entidades ligadas ao Comitê Permanente Microrregional (CPR), entre elas o Sinduscon e o Seconci Blumenau, reuniram-se para promover o curso “Segurança do trabalho em altura na Construção Civil”. Entre os parceiros do evento estava o Ministério do Trabalho, que apesar da função fiscalizadora tem noção que o mais importante é educar e não apenas punir. “Nosso papel não é o de levar conhecimento, mas por estarmos presentes e fiscalizando as obras sabemos que há uma necessidade de atualização constante e, por isso, apoiamos a inciativa do CPR em realizar cursos de alto padrão de qualidade. Nesses dois dias, os profissionais tiveram a oportunidade de trocar experiências entre si e ouvir um dos grandes nomes do setor, o engenheiro civil do Rio Grande do Sul Miguel Coifman Branchtein”, explicou a chefe do Setor de Saúde e Segurança do MT-SC, Luciana Xavier Sans de Carvalho.

O próprio professor Branchtein se mostrou satisfeito com o resultado do encontro. “Essa reciclagem é importante, assim como ter mais conhecimento das alternativas de proteção”, comenta. André Ricardo de Mello, Técnico de Segurança do Sinduscon Blumenau, afirmou ainda que o trabalho do CPR é uma integração entre diversos órgãos. “O objetivo desse curso foi falar a mesma linguagem quando se trata da segurança e saúde dos trabalhadores. Foram abordados novos conceitos sobre o trabalho, desde o planejamento até a execução”, destaca. No cronograma estavam discussões teóricas e atividades práticas para que todos pudessem absorver melhor o conteúdo. Adriane Rohrs, engenheira civil da Frechal, comenta que “podemos aqui no curso pensar em projetos antes da realização, evitando assim acidentes futuros”. Aderson Eloy Bazzanella, gestor de obras da Speranzini, vai pela mesma linha e acrescenta que “o professor trouxe muito mais conhecimento e permitiu que o grupo o aplicasse na prática através de bons exemplos”.

Apesar de ter sido realizado em Blumenau, o encontro atraiu profissionais de outras cidades de Santa Catarina. Uma turma de Brusque não perdeu a oportunidade, tanto que o técnico em segurança do Sinduscon de Brusque, Rivanildo Cerqueira dos Santos, falou que “de nada adianta as empresas investirem em novas tecnologias se não houver treinamento”. E para quem perdeu essa oportunidade, fica o recado de observar o cronograma de capacitação, e não apenas na região de Blumenau. Elvis Salles, do Sinduscon de Florianópolis, veio conhecer a proposta, a aprovou e já planeja levar o mesmo conteúdo aos profissionais da capital. Prova de que educação não pode ter barreiras nem limitação. "O CPR está realizando várias ações e uma delas é levar mais conhecimento na área de saúde e segurança do trabalho para as empresas. A parceria das entidades, que compõe o Comitê é o diferencial para o sucesso destas ações. Todos estão focados na mesma causa", segundo Renato Rossmark Schramm, coordenador do CPR e presidente do Sinduscon. O CPR é composto pelo Sinduscon, Seconci, Ministério do Trabalho e Emprego, Siticom, Ministério Público do Trabalho, Cerest, CREA e Vigilância Sanitária